segunda-feira, 11 de maio de 2009

Encerramento do VI Congresso da JP-Madeira nos jornais


JP pronta para a luta


Um dos objectivos imediatos da nova direcção da JP é mobilizar os jovens para os actos eleitorais que se aproximam, com as europeias já daqui a menos de um mês. Esse propósito e disponibilidade para a luta foram anunciados por Lídio Aguiar, que, desde ontem, preside a JP.


José Manuel Rodrigues, como que na resposta, disse que o partido conta com os jovens para essa luta, mas não só. O líder do partido diz contar com a JP "para um movimento de esperança e alternativa" a caminho de 2011.


"Sejam os primeiros voluntários da mudança política que, inevitavelmente, vai acontecer daqui a uns anos".


Rodrigues exortou os presentes a "rasgarem a sua indiferença", desafio extensível a todos os jovens, independentemente das suas opções.


O líder do PP, no discurso de encerramento do Congresso, falou de uma série de problemas que afectam os jovens de hoje. Temas que, subentende-se, devem ser causas da JP. Os custos dos transportes terrestres e as dificuldades que criam, nomeadamente aos estudantes. Algo que vem dificultar, por exemplo, o objectivo da escolaridade obrigatória de 12 anos.


Na área da cultura, Rodrigues acusou o Governo Regional e as Câmaras de "importarem artistas pimba" e de esquecerem os muitos jovens talentos da Região.


O desemprego foi outro dos temas a que se juntaram as dificuldades com a habitação. Razão para insistir no crédito jovem bonificado. A pobreza crescente, a negligência infantil, a toxicodependência e a delinquência juvenil são temas que o líder do PP espera ver abordados pela juventude do partido. "Conto convosco!".


Dois observatórios


Antes de José Manuel Rodrigues falou o novo líder da JP, acabado de eleger, em lista única, que incluiu o adversário da véspera, com 33 votos a favor e 7 brancos.


Lídio Aguiar falou na necessidade urgente da criação de um observatório da violência escolar e de um outro sobre a delinquência juvenil.


O presidente da JP reafirmou a obrigatoriedade da criação de uma comunidade terapêutica para tratamento dos toxicodependentes, assim como de medidas de promoção da família, nomeadamente na área da habitação.


Cerca de 60 pessoas estiveram no encerramento do Congresso.


Além dos congressistas, várias figuras do CDS, alguns ex-líderes da JP, e duas representantes dos jovens do PS e do BE.





CDS apela aos jovens


O presidente do CDS/PP-M, José Manuel Rodrigues, apelou ontem aos jovens populares para que sejam os obreiros da “esperança” de uma Madeira e de um Portugal mais justos.


Ao encerrar o VI Congresso Regional da JP-M que elegeu José Lídio Figueira Aguiar presidente da Comissão Política Regional da estrutura juvenil do partido para o próximo triénio, José Manuel Rodrigues salientou que “se este país não é para velhos e não é, basta atender à pobreza entre os idosos e às pensões baixas que eles têm, este país também não é, hoje, para novos. É um
país que castra os jovens e é um país que não trata os mais velhos que já deram tudo a Portugal e à Madeira”.


“É por isso que temos que transformar esta região e este país. É por isso que são vocês que têm de contribuir para essa mudança política e para essa transformação na Madeira e em Portugal”, declarou.

O líder do CDS/PP-M disse contar com o empenho da JP-M nos três actos eleitorais deste ano e, em particular, para construir o Movimento Esperança e Alternativa para as eleições de 2011, “porque sem mudança não haverá esperança e essa só poderá ser dada pelos mais novos e jovens”. “Peço que sejam os primeiros voluntários da esperança e da mudança
política que a Madeira necessita e que inevitavelmente vai acontecer nos próximos anos”, concluiu.


Lídio Aguiar, proponente da moção “Sair da Rotina e Acreditar”, foi eleito presidente da Comissão Política Regional da JP-M com 33 votos a favor e sete brancos.

O seu oponente Artur Jorge Silva acabou por retirar a sua candidatura por não ter conseguido votos suficientes na aprovação da sua moção (10 contra 31), mas foi convidado a integrar a lista vencedora, facto que aceitou fazendo assim parte dos órgãos eleitos em congresso.




Lídio Aguiar eleito líder da Juventude Popular


Lídio Aguiar, proponente da moção “Sair da Rotina e Acreditar”, foi eleito presidente da Comissão Política Regional da JP-M com 33 votos a favor e sete brancos. O seu oponente Artur Jorge Silva acabou por retirar a sua candidatura por não ter conseguido votos suficientes na aprovação da sua moção (10 contra 31), mas foi convidado a integrar a lista vencedora, facto que aceitou, fazendo assim parte dos órgãos eleitos em congresso.


Em declarações ao JM, Lídio Aguiar lembrou novamente algumas das linhas orientadoras da sua moção, referindo um dos seus objectivos é agora conseguir criar uma plataforma de empreendedorismo para ajudar os muitos jovens licenciados que se encontram desempreagdos.


«A ideia é criar um espaço onde os jovens possam criar a sua própria empresa, tendo ao seu dispor todos os meios necessários para poderem concretizar o seu projecto», explicou o líder da JP.


A respeito da Juventude Popular, Lídio Aguiar aproveitou o momento para lançar um desafio a todos os jovens da Região para que criem um logotipo com as palavras “Ser” e “Mais”. O vencedor verá posteriormente o seu logotipo em iniciativas da JP.


No final do VI Congresso Regional da JP-M, o presidente do CDS/PP-M, José Manuel Rodrigues, apelou aos jovens populares para que sejam os obreiros da “esperança” de uma Madeira e de um Portugal mais justos.


José Manuel Rodrigues salientou que «se este país não é para velhos e não é, basta atender à pobreza entre os idosos e às pensões baixas que eles têm, este país também não é, hoje, para novos. É um país que castra os jovens e é um país que não trata os mais velhos que já deram tudo a Portugal e à Madeira».

Para todos aqueles que queiram ver fotografias do Congresso (1 e 2), poderão faze-lo no blogue "Cortar (d)a Direita", ficando aqui o agradecimento pela divulgação do Congresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário